domingo, 30 de dezembro de 2007

A Canonical lança o Curso Oficial Ubuntu 7.10 Desktop

A Canonical, empresa pratrocinadora da Fundação Ubuntu, lançou as apostilas do curso oficial Ubuntu Desktop 7.10. O livro tem mais de 400 páginas e parece ser bem completo. O mais interessante é que esse mesmo material será usado nos treinamentos dados pela Canonical, mas encontra-se disponível (por enquanto só em inglês) para qualquer um que queira baixá-lo ou modificá-lo. As contribuições da comunidade ao material são bem vindas e a licença usada pelo curso é a Creative Commons.

Há uma versão para estudantes e outra comentada, para instrutores. A página do oficial no wiki fica aqui e a última versão pode ser encontrada sempre nos repositórios do Bazaar no Launchpad.

Mark Shuttleworth, fundador do Ubuntu, escreveu um interesante artigo sobre o curso em seu blog.

Acho que vale a pena conferir. Abraços a todos e feliz ano novo!!!

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Deixe suas man pages coloridas

Caros leitores do blog,

peço desculpas por demorar tanto para postar alguma coisa nova, mas finalmente entreguei meu TCC e estou formado. Agora vou poder postar com mais frequência. Para voltar, vou dar essa dica muito legal, de forma que você possa ler as páginas dos manual dos comandos do linux em uma tela colorida. É muito bom! Facilita a leitura e ajuda a encontrar mais facilmente aquilo que você procura.

Fonte: fórum ubuntu

Instale o most:

Código:
    $ sudo apt-get install most

E defina ele como pager padrão executando o comando:
Código:
    $ sudo update-alternatives --set pager /usr/bin/most


Agora é só testar:

Código:
    $ man ls

Segue um screenshot do resultado:



Feliz Natal a todos!!!!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Ouça as músicas do seu iPod em qualquer computador


No Linux, qualquer media player é compatível com ipod. Em alguns é preciso instalar um pacote extra, em outros, como por exemplo no Rythmbox que é padrão do Ubuntu, a compatibilidade com iPod já é padrão. Não é necessário instalar nada.

Agora no Windows não é bem assim... Se você quiser ouvir as músicas do seu iPod, é preciso ter o iTunes instalado. Para contornar esse problema eu encontrei um programa ótimo. O nome dele é Floola. Ele tem versões para Windows e Linux e trata-se de um único arquivo que você copia para dentro do disco do seu iPod e roda ele de lá mesmo.

Assim, eu posso ouvir as músicas do meu iPod no computador do trabalho. Você conecta o ipod na entrada usb, abre o disco dele, abre o Floola e pode ouvir as músicas enquanto ele carrega a bateria. Não é ótimo? E o melhor, ele tem muitos recursos. Você pode por exemplo exportar as músicas ques estão nele, adicionar outras, baixar podcasts, editar as tags, etc. Ah, funciona com videos também, mas nesse caso você tem que ter instalado no computador o Quicktime (para a versão Windows) ou o ffmpeg no caso do Linux.

Vale a pena das uma olhada. O site do Floola é o www.floola.com

domingo, 9 de dezembro de 2007

Um programa torrent a altura do Linux!

Eu finalmente achei um programa bittorrent a altura do Linux. Confesso que quando mudei do Windows para o Linux, senti falta do uTorrent (que é muito bom). Não conseguia achar um cliente bittorrent que me satisfizesse. A maioria deles não tinha os recursos que eu queria ou gostava. O Azureus eu não usava nem no Windows. É cheio de recursos mas muito pesado. Acabei usando o Ktorrent, que é muito bom e bem parecido com o uTorrent, mas como eu uso o Ubuntu queria um que usasse a interface GTK.

Acabei de achar: o nome dele é Deluge. É muito bom! Leve, fácil de usar e que utiliza a biblioteca GTK. Se quiser, pode baixar a versão do repositório através do comando sudo apt-get install deluge, mas eu recomendo baixar o pacote .deb do site do projeto. Como default, ele vem bem clean. Clique em plug-ins e habilite aqueles que você gostar, como estatísticas e etc.

É uma versão mais nova com muitas melhoras, apesar da versão no repositório não ser nada ruim. O site do programa é o http://deluge-torrent.org/

Lá você encontra pacotes pré-compilados para várias distribuições além do Ubuntu e do Debian.

sábado, 1 de dezembro de 2007

Os 10 mandamentos para o novos usuários de Linux

Achei esse artigo no fórum do Ubuntu e achei muito legal. Por isso estou postando aqui.

Os 10 mandamentos para novos usuários de Linux

1. Não logarás como root.
2. Usarás o gerenciador de pacotes sempre que possível.
3. Serás parte de uma comunidade.
4. Lerás a documentação e manuais.
5. Usarás o sistema de suporte.
6. Buscarás.
7. Explorarás.
8. Usarás a linha de comando.
9. Não tentarás recriar o Windows.
10. Não se darás por vencido.

1. Não logarás como root.
Use “sudo” o “su -” para as tarefas de administração do sistema.

2. Usarás o gerenciador de pacotes sempre que possível.
Às vezes, a instalação a partir do fonte não pode ser evitada, mas quando puder, use o gerenciador de pacotes da sua distro para instalar softwares, também poderás usá-lo para atualizá-lo e removê-lo. Este é um dos pontos fortes do Linux.

3. Serás parte de uma comunidade.
Dê livremente o que recebeu gratuitamente. Ofereça ajuda e conselhos em tudo o que puder.

4. Lerás a documentação e manuais.
Sempre leia a documentação. As pessoas que escrevem softwares tentam antecipar as suas dúvidas, respondendo-as antes que pergunte.

5. Usarás o sistema de suporte.
Mudar para o Linux pode ser difícil. Pode ser frustrante, mas há pessoas que podem e querem te ajudar. Deixe-os fazer o seu trabalho.

6. Buscarás.
Na maioria de dos casos, suas perguntas e dúvidas já foram respondidas. Tente buscar as respostas antes de perguntar à alguém.

7. Explorarás.
O Linux lhe abre um novo mundo de opções e possibilidades. Tente tudo o que puder.

8. Usarás a linha de comando.
Especialmente para configurações. Use a interface gráfica para que o seu sistema funcione perfeitamente, mas tente conhecer a opção também na linha de comando. Em alguns casos, a linha de comando é a única forma de usar algumas das tantas características avançadas do Linux.

9. Não tentarás recriar o Windows.
O Linux não tenta ser clone do Windows. É diferente. Aceite e aprecie as diferenças.

10. Não se darás por vencido.
Tente com diferentes distribuições até encontrar a que mais goste. Instale outras versões de vez em quando. Tente com diferentes programas que sirvam para um mesmo propósito antes de fazer sua escolha (amarok, xmms, beep, exaile para música; azureus, ktorrent, deluge para bittorrent). Se não gosta dos programas “de fábrica”, lembre-se que você quase sempre pode mudar para um mais adequado.

Comente clicando!